Nos dias 21 e 22 de janeiro iniciou-se a quinta edição da IS_Prototipagem em avaliação de impacto social. Desde 2013 que a 4Change dinamiza o Programa de Impacto Social, agora Comunidade de Impacto Social em parceria com a Fundação Montepio, a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).
Este projeto tem vindo, de forma pioneira, a capacitar entidades da economia social com o objetivo de incluir elementos de gestão e avaliação de impacto social nas práticas regulares da gestão e implementação de projetos.
37 organizações passaram por este processo com os resultados partilhados e publicados nos relatórios disponibilizados no site impactosocial.pt.
A metodologia aplicada tem sido uma característica distintiva e inovadora no processo de capacitação de organizações para a avaliação de impacto. Utilizando a capacitação on job com mentoria de proximidade de um consultor especializado, pretende-se capacitar técnicos das organizações na gestão e avaliação de impacto, envolvendo outros técnicos e departamentos das organizações, procurando a apropriação das ferramentas e dos conteúdos por mais elementos de cada organização.
Nas 4 edições anteriores, a metodologia de avaliação de impacto era o SROI (Social Return On investment), e este ano, continuando o percurso de vanguarda que 4Change tem trilhado neste tema, vamos mais uma vez inovar e testar uma metodologia com inspiração nos princípios do SROI mas com outputs mais simplificados mas incisivos na informação revelada, e acima de tudo, mais fáceis de serem implementados pelas organizações (ver entrevista de Constança Morais).
Na edição deste ano, que completa o processo IS_Beta da Comunidade Impacto Social iniciado em 2018 participam, à semelhança dos anos anteriores, 10 organizações, sendo a primeira vez que temos uma autarquia a participar (Câmara Municipal de Torres Vedras), indo de encontro aos objetivos da Comunidade de Impacto Social de envolver progressivamente as entidades do setor público na temática do impacto social.