Centro Social de Cultura e Recreio da Silva

Esta instituição, de cuja população-alvo fazem parte pessoas idosas, crianças, pessoas em situação de desfavorecimento social e económico, assim como a comunidade em geral é constituída por diversas respostas sociais e serviços como: Creche A creche da instituição tem um acordo de Cooperação estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social em 2006 para 33 crianças distribuídas por: • Uma sala com grupo de crianças desde os 4 meses até a aquisição da marcha (Berçário); • Uma sala com grupo de crianças dos 12 aos 24 meses (Sala de 1 ano); • Uma sala com grupo de crianças dos 24 aos 36 meses (Sala dos 2 anos). A Creche é uma resposta social desenvolvida em equipamento, de natureza socioeducativa que se destina a acolher crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionada para o apoio à criança e à família. A Creche do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva tem como objetivo genérico proporcionar às crianças as condições para que possam desenvolver todos os aspetos da sua personalidade, nomeadamente nos campos social, intelectual, físico e emocional, não obstante da consciência de que existem ritmos diferentes de desenvolvimento em cada criança, que importa respeitar. São objetivos da Creche, estimular a criança a: • Adquirir a sua independência; • Desenvolver o respeito por si e pelos outros; • Socializar em grupo, reconhecendo a individualidade de cada uma; • Desenvolver a curiosidade e o gosto pela compreensão; • Desenvolver a expressão e comunicação; • Promover atividades em grupo; • Assegurar a satisfação das necessidades básicas; • Colaborar de forma eficaz no despiste de qualquer inadaptação ou deficiência, situação de maus tratos ou negligência, assegurando o seu encaminhamento adequado. Recursos humanos A creche conta com as funções de uma Diretora Técnica, duas Educadoras de Infância, quatro Ajudantes de Ação Educativa e uma Trabalhadora Auxiliar de Serviços Gerais. Espaço físico A creche funciona nas instalações da Casa de S. Julião, dispondo de: • Berçário (com sala parque e sala de berços); • Uma copa de leite; • Duas salas de atividades; • Uma sala polivalente; • Um fraldário; • Duas casas de banho; • Recreio exterior com e sem cobertura. Atividade de Animação e de Apoio à Família (AAAF) O Centro Social de Cultura e Recreio da Silva tem um Protocolo com a Câmara Municipal de Barcelos para esta Resposta Social que abrange crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Esta resposta proporciona serviços, em função das necessidades das famílias, como sejam o fornecimento de refeições e a realização de atividades socioeducativas antes e depois da componente letiva, atividades estas que podem ocorrer também nas interrupções letivas. Recursos Humanos Esta resposta conta com uma Diretora Técnica, uma Educadora Social, uma Trabalhadora de Serviços Gerais e uma Ajudante de Ação Educativa. Espaço físico A Resposta Social AAAF funciona nas instalações do Edifício Sede, dispondo de: • Uma sala de atividades; • Uma casa de banho para meninos e outra para meninas; • Uma casa de banho com ajudas técnicas para crianças; • Um refeitório; • Um recreio infantil exterior. Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) A Instituição possui também um Acordo de Cooperação estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social em 2012 para cerca de 26 crianças. O Centro de Atividades de Tempos Livres é uma resposta social desenvolvida em equipamento, de natureza socioeducativa que se destina a acolher crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino Básico. O Centro de Atividades de tempos livres do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, tem como objetivo a ocupação, desenvolvimento e inserção social da crianças, contribuir para que cada grupo encontre os seus objetivos, de acordo com as necessidades, aspirações e situações próprias de cada elemento e do seu grupo social. São objetivos do Centro de Atividades de Tempos Livres: • Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal de cada criança, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um; • Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio; • Assegurar o acompanhamento das crianças no seu percurso escolar, nomeadamente nas deslocações para o estabelecimento de ensino e nos momentos livres das atividades letivas; • Possibilitar às crianças experiências que tenham em conta o seu ritmo individual e que permitam a construção de um projeto de vida digno e de coesão; • Promover o desenvolvimento da autoestima, incentivando a criança a partilhar atividades que visem uma partilha de tarefas e responsabilidades. O Centro de Atividades de Tempos Livres procura estabelecer com os responsáveis das crianças uma relação de confiança e tranquilidade, procurando prestar com qualidade os serviços de que dispõem. Recursos Humanos Os recursos humanos a exercer funções nesta resposta são uma Diretora Técnica, uma Educadora Social, duas Ajudantes de Ação Educativa e uma Trabalhadora Auxiliar de Serviços Gerais. Espaço físico A Resposta Social CATL funciona nas instalações do Edifício Sede, dispondo de: • Uma sala de atividades; • Uma casa de banho para meninos e outra para meninas; • Um refeitório; • Um recreio infantil exterior. Centro de Dia A Instituição tem Acordo de Cooperação estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social em 2006 para 30 clientes. A resposta social Centro de Dia do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento. O Centro de Dia é uma resposta social que funciona integrada e com recurso a serviços comuns com outras respostas sociais da instituição, que funcionam com objetivos similares e complementares: • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias; • Prestar serviços de qualidade que satisfaçam as necessidades básicas e apoiem as atividades da vida diária dos clientes; • Prevenir situações de dependência e promover a autonomia; • Prestar Apoio Psicossocial; • Fomentar as relações interpessoais dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento social; • Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde. Recursos Humanos Os recursos humanos a exercer funções nesta resposta são uma Diretora Técnica, uma Assistente Social, uma Educadora Social, três Ajudantes de Ação Direta, duas Trabalhadoras Auxiliares de Serviços Gerais, Cozinheira e Motorista. Espaço físico O Centro de Dia funciona nas instalações da Casa de S. Julião, dispondo de refeitório, sala de atividades, bar, sala de convívio, cabeleireiro e casas de banho, uma delas com ajudas técnicas. Serviço de Apoio Domiciliário O Centro Social de Cultura e Recreio da Silva tem também Acordo de Cooperação estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social em 1995 para 28 clientes. O Serviço de Apoio Domiciliário, constitui uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. São objetivos do Serviço de Apoio Domiciliário: • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias; • Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização; • Assegurar aos indivíduos e famílias a satisfação das necessidades básicas; • Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar; • Colaborar na prestação de cuidados de saúde; • Criar condições que permitam preservar e incentivar as relações familiares e sociais; • Minorar situações de isolamento e solidão; • Contribuir para a manutenção do idoso no seu meio habitacional. Recursos Humanos Os recursos humanos a exercer funções nesta resposta são uma Diretora Técnica, uma Assistente Social, cinco Ajudantes de Ação Direta, uma Educadora Social, duas trabalhadoras auxiliares de serviços gerais, motorista, cozinheira e ajudante de cozinha. Espaço físico O Serviço de Apoio Domiciliário funciona nas instalações da Casa S. Julião do Centro Social de Cultura de Recreio da Silva, sito na Rua da Igreja, nº 109, freguesia da Silva, concelho de Barcelos. Estas instalações são compostas por área técnica e administrativa, área de refeições – Cozinha e despensa, área de tratamento de roupas – lavandaria e instalações sanitárias, sala de espera e arrecadação. Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) O Centro Social de Cultura e Recreio da Silva tem Acordo de Cooperação estabelecido com o Centro Distrital de Segurança Social em 2008 para 12 clientes. A resposta social ERPI do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva constitui uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de perda de independência e/ou autonomia. A ERPI é uma resposta social que funciona integrada e com recurso a serviços comuns com outras respostas sociais da Instituição que funcionam com objetivos similares e complementares: • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias; • Prestar serviços de qualidade que satisfaçam as necessidades básicas e apoiem as atividades da vida diária dos clientes; • Prevenir situações de dependência e promover autonomia; • Prestar apoio psicossocial e/ou encaminhar para outros serviços; • Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros idosos a fim de evitar o isolamento social; • Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde. • Atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde não permita resposta alternativa; • Proporcionar alojamento temporário como forma de apoio à família (doença de um dos elementos, fins de semana, férias e outras); • Prestar os apoios necessários às famílias dos idosos no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares. Recursos Humanos Os recursos humanos a exercer funções nesta resposta são uma Diretora Técnica, uma Assistente Social (Coordenação), uma Educadora Social, uma enfermeira a tempo parcial, quatro ajudantes de Ação direta, duas trabalhadoras auxiliares de serviços gerais, cozinheira, motorista e administrativa. Espaço físico A ERPI funciona nas instalações da Casa S. Julião, com nove quartos dotados de casa de banho privativa, copa, rouparia, refeitório e cabeleireiro.

Número de Colaboradores

52

Número de Voluntários

2

Número de beneficiários

185

Público-Alvo

  • Famílias
  • Infância
  • Outros
  • Terceira Idade

Forma Jurídica

Associações com fins altruísticos

Tipologia

Associação

Área de actividade

Principal

Saúde e Bem-Estar

Secundária

Saúde e Bem-Estar

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Contactos

Morada

Rua da Igreja, nº109 4750-690 Silva - Barcelos

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