Notícias

Fórum Impacto Social 2019

Publicado a 8 Maio, 2019

Decorreu no dia 7 de maio no espaço Atmosfera M do Porto a 5ª edição do Fórum Impacto Social, sobre o tema “Impacto Social e Políticas Locais”. Foi mais um momento de trabalho e partilha promovido pela Comunidade de Impacto Social onde cerca de 35 organizações da economia social e autarquias estiveram presentes.

No período da manhã, o tema central foi a aposta do poder local nos processos de avaliação de impacto ligados aos projetos que desenvolvem e o papel ativo que as autarquias devem ter no promoção do tema e na capacitação das organizações com que interagem na implementação de políticas e projetos de desenvolvimento e bem-estar social. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger e a Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino foram as oradoras convidadas e apresentaram o trabalho que as respectivas autarquias têm desenvolvido e os processos de colaboração que têm mantido com a Comunidade Impacto Social.

A manhã terminou com uma dinâmica world cafe sobre a temática do impacto social onde os participantes responderam a perguntas como: “O que é impacto social?”, “Como crio impacto no meu contexto pessoal?”, “Como introduzir impacto nas políticas públicas?”.

No período da tarde foi apresentado o processo de prototipagem implementado na edição da CIS 2018-19, onde a nova metodologia de avaliação de impacto aplicada foi alvo de uma análise e explicação mais aprofundadas. Este processo foi complementado com os workshops temáticos de apresentação dos protótipos elaborados pelas organizações participantes na edição deste ano. Estes protótipos serão em breve divulgados em formato de relatório, como tem sido prática da Comunidade Impacto Social.

Aqui fica a lista das 8 organizações que completaram o processo de prototipagem em 2019 e que partilharam com todos os presentes a sua experiência e resultados. Parabéns a todos/as os/as envolvidos/as:

Câmara Municipal de Torres Vedras
GAS Porto
Centros Social de Paramos
Fundação Ronald Macdonald
Centro Social e Paroquial de Ribeirão
Fundação AMI
IDIS – Instituto de Desenvolvimento e Inclusão Social
Aria – Associação Reabilitação e Inclusão Ajuda

Promotores