REGULAMENTO

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO

Artigo 1º
Promotores e Objetivo

A 4Change (4C), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Fundação Montepio (FM) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) promovem a Comunidade Impacto Social (Comunidade IS), com o objetivo de capacitar entidades da economia social (EES) para gerir, avaliar e demonstrar o impacto dos seus projetos.

 

Artigo 2º
Âmbito

1. O presente Regulamento aplica-se à participação de EES em duas etapas da Comunidade IS, a saber:

a) ISweb, traduzida em ciclos de webinars abertos a todas as EES, que permitem explorar temas-chave de gestão do impacto de forma acessível a todas as organizações, e que, através da avaliação de respostas a desafios, possibilitam a seleção das entidades que participam da ISprototipagem. Esta etapa prevê a participação em 4 webinars (maio e junho).
b) ISprototipagem, vertida em mentoria intensiva e workshops presenciais dirigidos a 10 EES pré-selecionadas através da etapa ISweb, para analisar em profundidade o impacto social de um projeto, com apresentação dos resultados numa conferência internacional (setembro a dezembro).

2. O presente Regulamento aplica-se também à participação das EES que promovam negócios sociais e sejam indicadas pela SCML.

 

Artigo 3º
Elegibilidade

1. Podem participar na CIS as EES sediadas em Portugal, desde que constituídas há, pelo menos, dois anos, e que pretendam analisar um projeto cuja implementação decorra há, pelo menos, 18 meses.

2. Para efeitos do presente regulamento, entendem-se por EES as Associações, Cooperativas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Misericórdias, Mutualidades, Fundações, Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, e outras referidas na Lei de Bases da Economia Social.

3. Ficam excluídas da CIS as entidades de cúpula/representativas, cujas estruturas, modelos de governação e tipologia de projetos, não se adequam ao processo de mentoria e de avaliação.

4. Ficam igualmente excluídas as EES que tenham participado na etapa ISprototipagem em edições anteriores.

 

Artigo 4º
Candidatura, Seleção e Webinars

 

1. As EES candidatam-se à etapa ISweb através de formulário disponibilizado no sítio web www.impactosocial.pt, fornecendo informação que permita identificar:

a) A EES;
b) A pessoa que frequentará os webinars, bem como o seu endereço de e-mail associado à EES; e
c) O projeto que será́ analisado nos desafios pós webinars, bem como na etapa ISprototipagem (caso venha a ser selecionado).

2. Uma vez validada a candidatura, o/a representante da EES pode participar nos webinars e responder aos desafios que são colocados após cada webinar.

3. As EES só podem apresentar uma candidatura, podendo inscrever-se apenas um/a participante como representante.

4. A participação na etapa ISweb assenta num sistema de pontuações:

a) A cada participação em webinar - 5 pontos;
b) A cada resposta ao desafio pós webinar classificada como “pouco satisfatória” – entre 1 e 9 pontos;
c) A cada resposta ao desafio pós webinar classificada como “satisfatória” – entre 10 e 15 pontos.
d) A cada resposta ao desafio pós webinar classificada como “muito satisfatória” – entre 16 e 20 pontos.

5. As EES melhor classificadas nos webinars (entre 10 a 20 EES) são selecionadas para 2 workshops, sendo o número de EES participantes e a grelha de classificação, com a respetiva pontuação, publicada no sítio web www.impactosocial.pt e partilhada na página de Facebook Impacto Social.

6. As EES que participaram em edições anteriores da CIS podem participar na etapa ISweb, mas não serão selecionadas para a etapa ISprototipagem.

7. Os dois workshops são precedidos de um desafio, sendo o desempenho das ESS classificado como “pouco satisfatório” (1-9 pontos), “satisfatório” (10-15 pontos) e “muito satisfatório” (16-20 pontos).

8. A cada presença de dois elementos da EES nos workshops é atribuída a pontuação de 10 pontos, num total de 20 pontos (2 workshops).

9. As EES melhor classificadas nos webinars e workshops (entre 5 a 10) são pré-selecionadas para a etapa ISprototipagem, sendo o número de EES participantes e a grelha de classificação, com a respetiva pontuação, publicada no sítio web www.impactosocial.pt e partilhada na página de Facebook Impacto Social.

10. Em caso de empate na pontuação atribuída a duas ou mais EES, os promotores do Programa reservam-se o direito de fazer a escolha da EES selecionada.

11. A pré-seleção das EES é confirmada após verificação de:

a) Certidão permanente ou ata de constituição;
b) Inexistência de dívidas ao Estado;
c) Credencial comprovativa da legal constituição e regular funcionamento, no caso das Cooperativas;
d) Declaração de compromisso da direção da EES, aceitando os termos do processo de mentoria (ver artigo 6º).

12. A seleção final ocorre através de e-mail de confirmação, enviado pelos promotores do Programa, para o endereço de correio eletrónico fornecido pela EES no ato de candidatura.

13. A lista final das entidades que participarão na etapa ISprototipagem é publicada no sítio web www.impactosocial.pt e partilhada na página de Facebook Impacto Social até ao dia 14 de julho.

14. Caso existam desistências por parte das EES selecionadas, o método de substituição seguirá a ordem de pontuação atribuída às restantes EES pré-selecionadas.

15. O calendário previsto para a etapa ISweb, passível de alterações previamente comunicadas pelos promotores, é o seguinte:

a) Webinar 1 - Gestores de Impacto Social, dia 9 de maio. Entrega das respostas ao desafio lançado durante o webinar até 12 de maio. Comunicação dos resultados e classificação das EES participantes a 17 de maio;
b) Webinar 2 - Diagnóstico Organizacional, dia 23 de maio. Entrega das respostas ao desafio lançado durante o webinar até 26 de maio. Comunicação dos resultados e classificação das EES participantes a 31 de maio;
c) Webinar 3 - Avaliação de Impacto Social, dia 6 de junho. Entrega das respostas ao desafio lançado durante o webinar até 9 de junho. Comunicação dos resultados e classificação das EES participantes a 14 de junho;
d) Webinar 4 - Comunicação de Evidências, dia 20 de junho. Entrega das respostas ao desafio lançado durante o webinar até 23 de junho. Comunicação dos resultados e classificação das EES participantes a 26 de junho;
e) Comunicação Pré-Seleção, dia 26 de junho;
f) Workshop Teoria da Mudança, dia 29 de junho;
g) Workshop Modelos de negócio social, dia 30 de junho;
h) Comunicação Seleção Final, até dia 14 de julho.

 

Artigo 5º
Comunicação

1. A comunicação entre as EES selecionadas para a etapa ISprototipagem e os promotores da CIS faz-se por meio de correio eletrónico, utilizando o endereço fornecido pela entidade selecionada.
2. Qualquer alteração de endereço de correio eletrónico terá de ser comunicada com a maior diligência para info@impactosocial.pt.

 

Artigo 6º
Processo de formação e mentoria

 

1. As EES selecionadas para a etapa ISprototipagem devem garantir o envolvimento dos titulares dos seus órgãos executivos ao longo de todo o processo de mentoria, bem como a afetação dos recursos humanos e logísticos necessários à implementação desta etapa.

2. Cada uma das EES selecionada nomeia um elemento afeto ao seu projeto, preferencialmente já envolvido na primeira etapa da CIS, para servir de representante institucional da entidade e ponto de contacto com os promotores da CIS.

3. A etapa ISprototipagem decorrerá entre os dias 11 de setembro e 4 de dezembro. Durante este período, as EES terão de participar em 18 horas de formação em formato workshop e terão à sua disposição um total de 60 horas de mentoria. As horas de mentoria serão realizadas, preferencialmente, de forma virtual, prevendo-se pelo menos dois encontros presenciais com o/a mentor/a.

4. Cada EES terá à sua disposição manuais, vídeos e um mentor/a que acompanhará os responsáveis na concretização das diferentes fases do processo de prototipagem. Entre 11 de setembro e 4 de dezembro, prevê-se que cada EES necessite de afetar entre 8 a 16 horas semanais de trabalho para o desenvolvimento de um protótipo de uma análise SROI que lhe permita elaborar, com qualidade, 3 produtos: narrativa, mapa de impacto e apresentação final.

5. O elemento de ligação nomeado pela EES frequenta obrigatoriamente as sessões de formação e cumpre as tarefas atribuídas no decorrer da mentoria que lhe é facultada até à realização do Fórum Internacional Impacto Social que encerra a segunda etapa da CIS.

6. Os titulares dos órgãos executivos das entidades selecionadas devem frequentar pelo menos metade das horas de formação mencionadas no número 3 deste artigo.

7. As entidades selecionadas nomeiam um elemento para apresentar o projeto durante o Fórum Internacional que decorre no final do processo de capacitação (de preferência, o elemento de ligação ou um dos titulares dos órgãos executivos), devendo as direções das EES assegurar também a sua presença.

8. As apresentações realizadas no Fórum Internacional seguirão rigorosamente o formato previamente fornecido pelos promotores do Programa.

9. No Fórum Internacional será ainda apresentada a avaliação do desempenho das EES ao longo do processo de mentoria.

10. No final, os promotores comprometem-se a disponibilizar no sítio web um documento público que integre os relatórios de todas as EES.

11. O calendário previsto para a etapa ISprototipagem, passível de alterações previamente comunicadas pelos promotores, é o seguinte:

a) Formação

a.1) Workshop 1 - Introdução à Análise SROI, 11 de setembro
a.2) Workshop 2 - Âmbito e Teoria da Mudança, 12 de setembro
a.3) Workshop 3 - Aproximações Financeiras, 24 de outubro
a.4) Workshop 4 - Comunicação de Evidências, 27 de novembro

b) Mentoria, 12 de setembro a 1 de dezembro;
c) Fórum Internacional IS2017, dia 5 de dezembro.

 

Artigo 7º
Exclusão
 

 

1. Os promotores podem excluir qualquer EES que incumpra o presente regulamento e o documento de compromisso mencionado na alínea d) do número 11 do artigo 4º.

2. Os promotores podem excluir qualquer EES que incumpra o calendário da ISprototipagem.

3. A decisão de exclusão não é passível de recurso.

 

Artigo 8º
Casos omissos

As eventuais lacunas do presente regulamento serão supridas pelos promotores da CIS. 

 

Contactos

info@impactosocial.pt

Promotores