Sabe qual é o melhor caminho para a sua organização?

Sabe qual é o melhor caminho para a sua organização?

Considerado como o ponto de partida do processo de gestão e avaliação de impacto social, o diagnóstico organizacional é uma ferramenta prioritária para as entidades da Economia Social.

A Comunidade Impacto Social quer responder às necessidades práticas das organizações. Dado que o caminho da capacitação começa com o auto-conhecimento, financiadores como a Portugal Inovação Social e a Fundação Gulbenkian exigem um diagnóstico de necessidades de capacitação, antes de aprovar qualquer financiamento nesta área. Por isso, o tema do nosso primeiro workshop descentralizado - que decorreu nos dias 18-19 e 21 de junho, no Porto, em Coimbra e em Lisboa - foi Diagnóstico organizacional.

No diagnóstico organizacional, é importante olhar para a organização como um ecossistema complexo, no qual as suas capacidades interagem com as competências individuais dos colaboradores - e entender como esses recursos produzem novas aprendizagens e resultados. Tal processo, desde que envolva as várias partes interessadas, permite identificar as necessidades de melhoria e incrementar a prestação de contas.

As principais dimensões da capacidade de umas organização podem ser exploradas a partir de um instrumento concreto - o Diagnóstico 4C.


Imprimir   Email